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Salvador/BA coleciona Prêmios de Gestão eficaz!

Publicado: 10 de maio de 2022

Simmm… time que trabalha unido, constrói resultados juntos e celebra coletivamente! A equipe do RPPS de Salvador sabe muito bem o que significa essa máxima. Tanto capricho na gestão rendeu o prêmio Boas Práticas de Gestão, muito festejado por todos. “Alcançar esse reconhecimento através da premiação foi a materialização do empenho, da dedicação e da importância do trabalho em equipe. Todos aceitamos o desafio de concorrer ao prêmio e estivemos envolvidos durante todo o processo, na certeza de que juntos, alcançaríamos bons resultados. Seguimos atuando sem medir esforços para garantir um serviço de excelência aos nossos segurados”, destaca a equipe ao ressaltar que participar de premiações como o Oscar da Previdência é ter a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por outros municípios e estados. “Apresentar as conquistas e resultados de Salvador é de extrema importância para nos manter nesse caminho de crescimento e melhorias constantes na gestão”.

Para o gestor, Daniel Ribeiro, os cinco prêmios recebidos no 12º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária vem mais uma vez evidenciar as boas práticas de gestão adotadas pelo FUMPRES. “Muito gratificante recebermos reconhecimento nacional pelo trabalho realizado. Tem sido gratificante acompanhar o reconhecimento da capital baiana, sobretudo estando ao lado de outras unidades gestoras do Norte e Nordeste. O desempenho de Salvador no âmbito da gestão previdenciária tem sido bastante positivo e os prêmios recebidos pelo FUMPRES reforçam esse status”.

Para o RPPS brasileiro o prêmio é um excelente estímulo para melhoria constante nas boas práticas de gestão. Destaca o gestor. “Além de proporcionar a troca de informações e projetos entre os entes participantes, o prêmio também dá visibilidade aos mesmos, o que estimula o desenvolvimento de ações de governança gerando benefícios para o RPPS, o segurado e a sociedade. O prêmio é uma via de mão dupla, onde todos os participantes saem ganhando, não apenas os que são agraciados com os prêmios”.

FUMPRES em números
Beneficiários 30.927
Servidores Ativos 21.026
Aposentados 6.673
Pensionistas 3.228
Patrimônio Líquido R$ 408 milhões

FUMPRES tecnológico
A implantação do Programa de Renovação da Previdência, iniciada em 2020, foi um marco para a adoção de uma série de ações voltadas para melhoria na gestão da previdência municipal e atendimento ao segurado de Salvador. O programa foi dividido em quatro eixos: governança, tecnologia, certificação e equilíbrio financeiro atuarial, e para cada eixo o município traçou estratégias (fig.1) que vem sendo executadas e revisadas ano após ano com objetivo de manter um padrão de excelência nas práticas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES).

Fig. 1 – Quadro demonstrativo dos quatro eixos do Programa de Renovação Previdenciária

Algumas ações de destaque nos eixos de governança e equilíbrio atuarial e financeiro foram a implantação de previdência complementar, adequações legislativas, e reformulação do controle interno e política de compliance. O município foi pioneiro na formatação de um processo de seleção pública para entidade de Previdência Complementar e teve seu processo utilizado como parâmetro e exemplo para outros RPPSs do país.

Lançamento da CAPITALPREV, a previdência complementar de Salvador. Na foto estão Daniel Ribeiro
(Diretor Geral de Previdência), Bruno Reis (Prefeito de Salvador) e Thiago Dantas (Secretário Municipal de
Gestão), respectivamente.

No eixo certificação, a capital baiana obteve um grande destaque no ano passado, quando participou e ganhou seis prêmios oferecidos por associações nacionais, a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e a Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM). E mais recente, o FUMPRES alcançou a certificação no nível III do Pró-Gestão.

E o eixo tecnologia, que também trouxe diversas ações de melhoria, foi o que garantiu uma grande mudança na realidade dos servidores municipais a partir da aquisição, por meio de licitação, do sistema de gestão Previdenciária Sisprev Web, aplicativo Meu RPPS e Aplicativo Gestor, da empresa Agenda Assessoria.

Desde o início de 2021 o novo sistema, e aplicativo associado, permitem aos segurados a realização de diversos serviços online, com destaque especial para realização da prova de vida digital e abertura e acompanhamento de processos de aposentadoria.

Com a automatização de ponta a ponta dos processos que tramitam no órgão, ele passa a ter custo zero com papel, além da redução de despesas com impressão, combustível e ocupação do espaço físico. Essas ações proporcionam mais economia e eficiência para a Administração Municipal.

As soluções implantadas pelo FUMPRES foram pensadas para oferecer maior acesso e facilidade de atendimento ao segurado. Elas viabilizam que eles acessem diversos serviços sem a necessidade de buscar as instalações físicas para fazer os seus requerimentos. Alguns serviços disponíveis de forma online através do Portal do Segurado e/ou Aplicativo Meu RPPS são consulta de comprovante de rendimentos pagos, extrato de contribuições, boleto de arrecadação, abertura e acompanhamento de processos, prova de vida e simulação de aposentadoria.

Resultados
Fruto da melhoria em gestão constantemente vivenciada pelo FUMPRES, o órgão obteve relevantes resultados envolvendo a realização da prova de vida, a padronização e redução no tempo de concessão de aposentadoria, além do recebimento de prêmios e certificação. No ano de 2021, 86% dos segurados realizaram a prova de vida digital. Em relação aos processos de aposentadoria, os que iniciaram no SISPREV apresentaram uma redução de 75% no período de conclusão. E no quesito prêmios e certificação, o FUMPRES fechou o ano de 2021 com 6 premiações nacionais em reconhecimento às boas práticas de gestão e em fevereiro desse ano o órgão foi certificado no nível III do programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão).

Tecnologia
O sistema de gestão previdenciária utilizado pelo FUMPRES, o Sisprev Web, bem como o Portal do Segurado, Aplicativo Meu RPPS e App Gestor foram desenvolvidos pela empresa Agenda Assessoria, que possui expertise no desenvolvimento de soluções tecnológicas em gestão previdenciária. O município adquiriu a licença perpétua, somado a manutenção evolutiva, do Sisprev Web, Aplicativo Meu RPPS e aplicativo Gestor, o que permite ao ente realizar adaptações e parametrizações que atendam a realidade prática do FUMPRES.

Fonte: Revista RPPS do Brasil

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