Projeto Viva a Vida integra servidores municipais aposentados

Publicado: 8 de março de 2023

Fotos: Jefferson Peixoto/SECOM

Para a aposentada Enedite Batista, de 72 anos, ex-funcionária municipal aposentada há 19 anos, frequentar os grupos que promovem encontros para ex-servidores públicos municipais, já aposentados ou pensionistas, é uma forma de se sentir ativa e parte da sociedade. Ela relata que as atividades realizadas, rotineiramente, pelo projeto Viva a Vida, através da Diretoria Geral de Previdência, são promotoras do seu bem-estar.

“Essa é uma forma de me sentir integrada à sociedade e compartilhar experiências com pessoas da mesma faixa etária que eu. Nós temos que mostrar nossa capacidade, não é porque somos idosos e estamos aposentados que podemos ser taxados de inválidos. Aqui cantamos, dançamos, praticamos atividades físicas, debatemos assuntos importantes e tudo isso contribui para nossa autoestima”, explica.

As atividades do projeto Viva a Vida foram retomadas nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no auditório do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), com a participação de 30 idosos. O projeto foca nos períodos pré e pós-aposentadoria, visando promover o fortalecimento de vínculos entre aposentados e pensionistas do Município. São realizados encontros mensais, com diferentes temáticas, diálogos, atividades, oficinas educativas e ações de conscientização.

Segundo o diretor geral previdência, Daniel Ribeiro, o Viva a Vida tem a missão de aproximar os aposentados e pensionistas. “A gente entende, que dentro da educação previdenciária, o servidor precisa se preparar para se aposentar e também pensar no que ele vai fazer após a aposentadoria, momento em que ele terá direito ao descanso. O projeto tem o propósito de promover mais qualidade de vida nesta fase, por meio do fortalecimento de vínculos, de temáticas terapêuticas e comportamentais”, avalia.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação

Veja a galeria de fotos do evento