Gestão da Previdência de Salvador ganha destaque Nacional

Publicado: 14 de fevereiro de 2022

Concluindo um mandato de 02 anos como membro suplente do Conselho Nacional de RPPS (CNRPPS), órgão responsável por debater as políticas previdenciárias para os regimes próprios no âmbito nacional, Salvador foi eleito para seguir no Conselho, mas desta vez como membro titular. A eleição aconteceu durante reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (CONAPREV), ocorrida no dia 11 de fevereiro.

O RPPS soteropolitano, que vem se tornando cada vez mais destaque no Brasil, também foi eleito para compor a Comissão de Credenciamento e Avaliação do Pró Gestão RPPS e a Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações Judiciais Relevantes (COPAJURE).

Comissão Nacional Pró Gestão – Indicado pelo CONAPREV, Salvador está presente na Comissão como membro titular representante dos RPPS Municipais. A comissão foi instituída pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda em 2018 e tem como principal atribuição realizar a gestão do Programa Pró Gestão, atuando de forma estratégica com a análise e sugestão de alterações do Manual do Pró-Gestão RPPS, avaliação dos resultados e atingimento dos objetivos do programa, análise e decisão quanto aos requerimentos de credenciamento das empresas interessadas em atuar como certificadoras no Pró-Gestão. A comissão é composta por 02 representantes da Secretaria de Previdência; 01 representante da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e 03 representantes indicados pelo CONAPREV.

Pró-Gestão RPPS – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência, instituído pelo Ministério da Previdência Social em maio de 2015. Se comparado a instituições privadas, a certificação do Pro Gestão representa uma espécie de ISO para os municípios e estados certificados.

COPAJURE – Nessa comissão a capital baiana também figura como membro titular representante dos RPPS Municipais. A COPAJURE é um órgão de assessoramento, vinculado ao CONAPREV. Ela tem como finalidade essencial promover debates, troca de informações, ações e diretrizes acerca de temas judiciais relevantes para os RPPS e realizar articulação entre os RPPS, os entes federativos, o Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores.

Para o município, a participação no CNRPPS, CONAPREV e Comissões reforçam a sua representatividade nacional pelas boas práticas em gestão. Para Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência, que representa o RPPS, é uma grande alegria manter a cidade como destaque pelo excelente trabalho que vem sendo realizado.

“Salvador é pauta nacional em diversos aspectos por suas boas práticas de gestão. Poder ocupar esse espaço de destaque também pela sua gestão previdenciária é motivo de muita alegria para nós. Me sinto honrado de representar a capital baiana no CNRPPS, no CONAPREV e nas Comissões, na certeza de que desenvolveremos um ótimo trabalho, com muita responsabilidade, mantendo o município como referência pelos resultados alcançados e boas práticas adotadas.”, relatou Ribeiro.