FUMPRES recebe representantes da ACEB para tratar assuntos de interesse da associação

Publicado: 28 de março de 2022

O FUMPRES recebeu, na manhã dessa segunda-feira (28) Marinalva Nunes de Sousa, Presidente da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), para tratar assuntos relacionados a processos de aposentadoria dos professores municipais.

Na oportunidade também foi apresentado para a ACEB o projeto piloto Previdência Itinerante, que está sendo realizado junto à Secretaria Municipal da Educação (SMED), com objetivo de otimizar e aperfeiçoar os processos de aposentadoria, com a adoção de medidas que auxiliem no bom desempenho da análise e instrução processual, através do treinamento in loco da equipe responsável, e o exame de conformidade documental.

Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência, participou da reunião e explicou o motivo de o projeto ter iniciado pela SMED, bem como a importância e impacto desse trabalho no médio e longo prazo. “A maior demanda de processos de aposentadoria no município é originada na SMED, por isso começamos esse trabalho por eles. Através do “Previdência Itinerante” iremos reduzir o volume de processos físicos de aposentadoria em tramitação no município. No médio prazo, esse trabalho representará uma redução no tempo de concessão do benefício, sem falar no ganho de produtividade que teremos tanto nos processos físicos quanto nos eletrônicos, pois quanto melhor esse processo for instruído na sua origem, mais rápido ele será concluído.”

Ainda durante a reunião, foram apresentados aos representantes da ACEB o programa de renovação da previdência e os avanços alcançados até o momento. O programa é dividido em 4 eixos, sendo eles governança, tecnologia, certificação e equilíbrio financeiro atuarial. Dentre as inúmeras conquistas do programa, Ribeiro destacou algumas. “Em todos os quatro eixos do programa já obtivemos êxitos, e importantes melhorias foram implantadas. É até difícil selecionar os destaques, mas sem dúvida a certificação no nível III do Pró-Gestão, os seis prêmios recebidos no ano passado, a adequação legislativa e implantação do processo eletrônico não podem deixar de ser citados. Tudo isso representa um ganho constante de melhorias nas boas práticas de gestão adotadas pelo RPPS, e para o segurado demonstra a seriedade com a qual tratamos diariamente a gestão previdenciária no município.”

Para Marinalva Nunes, Presidente da ACEB, o encontro trouxe boas expectativas para a associação e a classe representada. “As recentes reuniões com a SEMGE e a Diretoria da Previdência do FUMPRES, foram importantes para as tratativas a respeito da retenção dos processos de aposentadoria dos professores. As medidas apresentadas, que estão sendo implementadas, nos dão expectativas de solução para essa situação. A ACEB, continuará acompanhando o desenvolvimento dessas ações.”