FUMPRES realiza treinamento para colaboradores da prefeitura

Publicado: 29 de abril de 2022

O FUMPRES realizou nos últimos dias 27,28 e 29 um treinamento de instrução processual com colaboradores das secretarias, entidades, autarquias e fundações municipais, além da Câmara Municipal de Salvador, com objetivo de reforçar os procedimentos e apresentar funcionalidades do sistema de gestão previdenciária, por onde tramitam os processos de aposentadoria e pensão do município.

O treinamento foi dividido em três manhãs, e a cada dia os participantes puderam focar em um aspecto específico da instrução processual. No primeiro dia foi feita uma explanação de todo procedimento de instrução do processo através do sistema SISPREVWEB. Já no segundo dia, o foco foi tratar sobre alimentação da base de dados (cadastrais e funcionais). E por fim, no último dia foi tratado de forma ampla sobre averbação do tempo de serviço.

De acordo com Daniel Ribeiro, Diretor de previdência, o treinamento faz parte do planejamento anual do FUMPRES e é extremamente importante para relembrar os procedimentos e melhorar a tramitação dos processos de aposentadoria e pensão em Salvador. “Todo ano nós incluímos em nosso planejamento estratégico a realização de treinamentos voltados para a equipe de colaboradores que atuam com processo de aposentadoria e pensão em todo o município. Nosso objetivo com isso é otimizar e dar maior celeridade ao andamento desses processos. Desde a implantação do sistema de gestão previdenciária, há mais de 2 anos, trabalhamos diariamente para facilitar a abertura de processo pelo segurado, bem como melhorar todo fluxo de tramitação, seja na própria Diretoria de Previdência quanto nos demais órgãos e setores municipais por onde esses processam passam.”, reforçou Ribeiro.

Rosana Falcão, Gerente de Previdência, ressaltou que apesar de o treinamento ocorrer uma vez ao ano, a equipe da Diretoria de Previdência, está sempre pensando em formas de melhorar os procedimentos e mantendo contato com as secretarias, tirando dúvidas e pensando em novos projetos. “Aqui da diretoria nós temos uma grande preocupação na análise dos processos e a realização desses treinamentos auxilia bastante no sentido de manter esses processos padronizados e completos, viabilizando cada vez mais a otimização do trabalho e celeridade no retorno ao segurado. Em paralelo, estamos sempre buscando outras alternativas. Esse ano, por exemplo, já estamos realizando o projeto FUMPRES ITINERANTE, onde uma equipe nossa vai até a secretaria realizar uma consultoria em loco com objetivo de reduzir ou cessar 100% o volume de processos físicos represados no órgão.”, concluiu Rosana.

SISPREVWEB e Instrução Processual – desde dezembro de 2020 que o município de Salvador instituiu o SISPREVWEB como sistema oficial para a gestão de processos e documentos administrativos previdenciários eletrônicos no âmbito dos Órgãos e das Entidades da Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional e da Câmara Municipal de Salvador. O treinamento de instrução processual realizado anualmente pelo FUMPRES promove uma reciclagem para os colaboradores, além de apresentar novas funcionalidades e reforçar a padronização necessária para utilização correta do sistema desde a abertura do processo até seu arquivamento.