FUMPRES inicia projeto Piloto “Previdência Itinerante”

Publicado: 28 de fevereiro de 2022

O Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES) iniciou na manhã desta segunda-feira (28), o Projeto Piloto “Previdência Itinerante” junto à Secretaria Municipal da Educação (SMED), objetivando otimizar e aperfeiçoar os processos de aposentadoria, com a adoção de medidas que auxiliem no bom desempenho da análise e instrução processual, através do treinamento in loco da equipe responsável, e o exame de conformidade documental.

Com a criação do Projeto busca-se integrar os órgãos e secretarias da Prefeitura de Salvador com o FUMPRES, identificando eventuais variáveis que interferem na instrução e no andamento processual, o que possibilitará uma maior celeridade na concessão do benefício.

Para a execução do Projeto foram designados três colaboradores que atuam diretamente na análise dos pedidos de concessão de aposentadoria, a fim de que avaliem se os respectivos processos estão aptos ao encaminhamento ao FUMPRES.

Nesse primeiro momento, do projeto piloto, o órgão estima atuar em 300 processos físicos que estão na SMED. E até o final do ano o objetivo é passar por outras secretarias do município zerando o volume de processos físicos que estão mapeados e aguardando encaminhamento ao FUMPRES.

De acordo com Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência, o trabalho realizado na SMED servirá de parâmetro para a Previdência Itinerante chegar nos demais órgãos e secretarias. “Escolhemos iniciar com a SMED pois é a secretaria que possui maior demanda de processos de aposentadoria no município e já tínhamos mapeado com eles o volume de processos que haviam represados. Ao longo do ano iremos em outras secretarias para realizar o mesmo trabalho. Esse é mais um esforço da Diretoria de Previdência com intuito de dar celeridade ao andamento dos processos de concessão de aposentadoria do município.”