Logo Prefeitura de Salvador

Começa prova de vida de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador

Publicado: 15 de julho de 2022

Três minutos. Esse é o tempo necessário para que os 10 mil aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) possam fazer a prova de vida anual. Com o advento da pandemia da Covid-19, desde o ano passado o procedimento é realizado de forma virtual, por meio do aplicativo Meu RPPS. Este ano, com objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, o processo obrigatório foi iniciado nesta sexta-feira (15) e prossegue até o dia 15 de agosto. 

Os aposentados e pensionistas do município aprovaram o novo sistema. Aposentada há duas décadas, Maria das Graças Oliveira, de 73 anos, ressaltou que a evolução no processo era necessária, principalmente pelo cenário de distanciamento social, provocado pela Covid-19, que impulsionou a oferta de serviços de maneira remota. Anteriormente, a prova de vida era realizada o ano inteiro, e o beneficiário tinha que comparecer presencialmente ao órgão no mês de aniversário. 

“Precisávamos levar uma pilha de documentos até a sede, pegar senha, às vezes fila. Agora, é tudo mais rápido, fácil e cômodo. Desde o ano passado, realizo o procedimento através do site. Com a ajuda do meu filho, fiz tudo de forma tranquila. A página é autoexplicativa e eu, mesmo sem ter muita habilidade com o celular, consegui fazer sem dificuldade. É muito fácil.” 

Aposentada pela Prefeitura de Salvador há 10 anos, Maria Helena Nunes, de 74 anos, avaliou de forma positiva a prova de vida digital. “A estratégia é ótima. Antigamente tínhamos que nos deslocar. O processo era extremamente burocrático. Era necessário levar muitos documentos, às vezes faltava um ou outro e tínhamos que voltar. Era uma agonia. Agora, por menos que eu saiba mexer no celular, consigo fazer a prova de vida com facilidade, comodidade e segurança do meu lar. Não tem coisa melhor.” 

Expectativa – O diretor de Previdência, Daniel Ribeiro, explicou que a Prefeitura inovou diante dos desafios trazidos pelos riscos da crise sanitária da Covid-19. “Ano passado foi um sucesso e conseguimos concluir aproximadamente 95% dos aposentados e pensionistas na realização deste procedimento. Acredito que, este ano, vamos atingir 100% dos beneficiários”, afirmou. 

Funcionamento – Através do aplicativo Meu RPPS, o beneficiário efetua um breve cadastro e envia fotos da frente e do verso de um documento de identificação, que deve conter o número do CPF. Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação. A ferramenta está disponível para aparelhos Android e iOS. 

Além disso, é necessário fazer fotos do rosto para validação biométrica. Na ocasião, não devem ser usados acessórios, como chapéu, boné ou óculos, para facilitar a identificação. 

Cada cadastro é submetido ao sistema para verificação, através do cruzamento das informações e imagens que estão na base do sistema com os novos dados. Em caso de inconsistência, aparecerá no aplicativo que a prova de vida foi cancelada e o segurado deverá refazê-la. Quando não há incompatibilidade, a prova de vida já é concluída de imediato. 

Nos demais casos, o acompanhamento poderá ser feito também pelo aplicativo. Dúvidas ou outras informações podem ser esclarecidas por meio do telefone (71) 3202-3490 ou ainda através do e-mail previdencia@salvador.ba.gov.br .

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO TUTORIAL DA PROVA DE VIDA

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DO TUTORIAL DIGITAL

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content