Centenária, previdência dos servidores de Salvador recebe prêmio de 1º lugar em gestão previdenciária no Brasil; confira

Publicado: 19 de junho de 2023

Há 130 anos cuidando da previdência dos servidores de Salvador, o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) ocupa o 1º lugar do prêmio nacional de gestão previdenciária. E recebeu a premiação nesta quinta-feira, 15 de junho, durante o 56° Congresso Nacional da ABIPEM, que acontece desde o dia 14 e segue até 16 junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Salvador recebeu o prêmio de 1º lugar no ‘5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária’.

Para o subsecretário de Gestão e diretor geral de Previdência de Salvador, Daniel Ribeiro, essa conquista é o resultado de um trabalho de excelência diário e que sempre visa proporcionar uma previdência referenciada nacionalmente. Segundo o subsecretário de Gestão, a previdência de Salvador está retornando ao lugar que ela merece: em 1º lugar. “A primeira capital do país está voltando a ter a melhor previdência a nível nacional. Com pilares de compromisso, sustentabilidade e inovação, a previdência retornar para o lugar no qual nunca deveria ter saído, um lugar de referência”, destacou.

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que, em 2017 ocupou o cargo de Presidente do Instituto da Previdência Municipal, destacou a importância da premiação e se mostrou orgulhosa em, junto com os servidores, contribuir com o avanço do órgão. “Me sinto parte dessa história porque tive a honra de participar desse início. Fui Presidente da Previdência e tive o orgulho de ter participado, junto com Daniel e equipe, do início desse processo de reorganização da previdência. A gente chegou com déficit atuarial de R$ 8 bilhões de reais, com projeções para R$12 bi, quer dizer que as pessoas iam se aposentar e não ia ter dinheiro para as aposentadorias, nem para os benefícios. A gente tinha um déficit de R$150 milhões anuais. Hoje, esse déficit não existe mais, a Previdência tem mais de R$430 milhões em caixa, superávit anual de 150 milhões, e isso é fruto de um trabalho duro e dedicado dos servidores. Por isso, parabenizo todos os servidores da Previdência e da Secretaria de Gestão”, pontuou.

Além disso, o gestor reiterou que o compromisso com a previdência municipal é assumido com consistência de uma equipe capacitada para entregar segurança aos aposentados e pensionistas há pelo menos três anos a partir do programa de renovação previdenciária, que ocorre nesse período.

“Esse é o terceiro ano que participamos da principal premiação nacional, que avalia dezenas de critérios de gestão, e a terceira vez que ganhamos. Então, isso mostra que o caminho que construimos de transparência e efetividade em nossas ações está dando certo”, diz Ribeiro.

Vale lembrar que, além do prêmio de gestão previdenciária, o Fumpres também conquistou outro prêmio da ABIPEM o ‘1° Prêmio Destaque Brasil de Governança’. Nesta categoria, Salvador também saiu vitoriosa e alcançou o 3º lugar.

Programa de renovação previdenciária – Iniciado em 2020, o programa de renovação previdenciária proporcionou ao RPPS de Salvador destaque em suas ações a nível nacional. Afinal, com a reformulação, o Fumpres é requisitado como referência de gestão para eventos previdenciários.

De 2021 até 2023, foram mais de 12 prêmios nacionais de governança, investimentos e boas práticas em gestão previdenciária, além da certificação federal obtida em 2022.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação