Bastam apenas quatro documentos para concluir recadastramento da Previdência de Salvador, diz diretor do FUMPRES

Publicado: 9 de novembro de 2023

Em entrevista ao ‘Boa Tarde Bahia’, programa da Band News, o diretor do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES) e subsecretário da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Daniel Ribeiro, divulgou novas informações sobre a documentação exigida para o recadastramento 2023.

“Agora bastam apenas quatro documentos concluir recadastramento da Previdência de Salvador. Conseguimos facilitar ainda mais”, disse o diretor do FUMPRES e e subsecretário da Sefaz.

Ainda na oportunidade, Daniel Ribeiro explicou que este é o primeiro recadastramento 100% on-line. No ano de 2021 e 2022, os beneficiários tiveram que realizar a prova de vida, que é um serviço mais simples, com menos documentos. Por isso, ainda há certa dificuldade por parte de alguns aposentados e pensionistas.

Desta forma, foi realizada uma união de esforços do Estado e Município para conseguir facilitar o procedimento de recadastramento e prova de vida, visto que o documento não poderia ser emitido de forma on-line, como os demais, que são obrigatórios.

“A gente já estava há algum tempo tentando fazer a integração da base de dados por conta da LGPD, toda a cautela que temos que ter, nós conseguimos cumprir esse procedimento, e agora o beneficiário do RPPS de Salvador não vai mais precisar anexar a Certidão de Benefícios junto ao Estado da Bahia”, disse o diretor do FUMPRES e subsecretário da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Inovação e pioneirismo – De forma inovadora, o FUMPRES se torna pioneiro no Brasil ao realizar o procedimento do recadastramento 100 % digital, através do aplicativo MEU RPPS ou do site: https://recadastramentoonline.com.br/servidor/?FUMPRES.

Para o gestor da Diretoria de Previdência, a iniciativa, que surgiu após a necessidade de realizar a prova de vida on-line, em razão do período pandêmico, é mais uma operação do RPPS de Salvador para facilitar e trazer mais comodidade para os aposentados e pensionistas.

“É a modernidade se fazendo cada vez mais presente dentro do FUMPRES, pensando sempre em proporcionar a melhor experiência para os beneficiários. Afinal, Salvador cuida de quem tanto já cuidou da nossa cidade”, concluiu Daniel Ribeiro.

Confira os documentos necessários e o passo a passo do RECADASTRAMENTO e da PROVA DE VIDA:

I. Documento de identificação com foto (frente e verso), em perfeito estado de conservação. EX.: RG, passaporte, CNH, OAB, CRM

II. Comprovante de residência em nome do (a) servidor (a) com emissão de até 90 (noventa) dias; se em nome de terceiro, juntar declaração de residência preenchida e assinada eletronicamente pelo (a) servidor (a). Vale ressaltar que a declaração pode ser feita de forma simples, a próprio punho. EX.: Conta de luz, água, telefone

III. Declaração de Benefício junto ao INSS, com emissão de até 30 (trinta) dias. Este documento basta emitir no aplicativo ou site do MEU INSS (acesse a loja e baixe o aplicativo), na opção ‘Declaração de Beneficiário do INSS’

IV. Extrato Previdenciário – CNIS, com discriminação dos vínculos, com emissão de até 30 (trinta) dias. Este, assim como a ‘Declaração de Benefício junto ao INSS’, basta emitir no aplicativo ou site do MEU INSS, na opção ‘Extrato de Contribuição (CNIS). Escolhendo somente a opção ‘Com relações previdenciárias’. Esse documento pode ser encontrado no aplicativo MEU INSS (baixe o aplicativo aqui).

Veja aqui o passo a passo!