Aposentados e pensionistas de Salvador ganham ferramenta que permite fazer a prova de vida virtualmente

Publicado: 8 de junho de 2021

A partir desta segunda-feira (7/6), aposentados e pensionistas de Salvador vão poder contar com uma ferramenta inovadora: a Prova de Vida Digital. Com isso, os beneficiários do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Salvador (RPPS) terão mais facilidade e segurança e vão poder fazer a prova de vida através de reconhecimento facial no celular.

“Todo ano esse recadastramento precisa ser feito, como uma condição para continuar recebendo o benefício, justamente nesse período de junho a julho. Através desse aplicativo MEU RPPS, que vai desburocratizar a vida dos segurados, facilitar a vida dos pensionistas e trazer celeridade ao processo, os beneficiários vão poder provar que estão vivos em um sistema simples, rápido e seguro”, comemorou o prefeito durante coletiva virtual à imprensa.

Aqueles que recebem o benefício já podem baixar o aplicativo MEU RPPS, disponível para Android e iOS e realizar o procedimento. A ferramenta conta ainda com um tutorial mostrando o passo a passo para fazer o procedimento.

O prazo para a realização da prova de vida vai até o dia 7 de julho. Esse ano, cerca de 11 mil beneficiários, entre aposentados e pensionistas, devem fazer o procedimento, registro obrigatório para a continuidade do recebimento do benefício.

Segundo o prefeito, com o lançamento da prova de vida digital, Salvador passa a ser uma das primeiras capitais do país a utilizar esse tipo de tecnologia. Ainda assim, quem tiver algum problema com a validação, vai poder agendar a prova de vida presencial em um ambiente seguro, adaptado aos protocolos sanitários vigentes de proteção à Covid-19.

“Estamos em fase de conclusão do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação. Além disso, estamos acabando com o uso de papel, pois os processos agora são digitais. No início do ano fizemos toda a automação da previdência, então os processos hoje seguem com uma celeridade muito maior. Vamos seguir fazendo uma Prefeitura moderna e mais eficiente, gerando mais economia”, assegurou Bruno Reis.

Fonte: Aratu On

Acesse o tutorial da prova de vida digital: