Logo Prefeitura de Salvador

RPPS de Salvador registra quase 90% de aposentados e pensionistas recadastrados 

Publicado: 5 de janeiro de 2024

Obrigatórios e indispensáveis para a manutenção do benefício, o recadastramento e a prova de vida do Fundo Municipal da Previdência de Salvador (FUMPRES) foram realizados para pelo menos 86,7% dos aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da capital baiana. Ressalta-se que o período dos procedimentos ocorreu entre 6 de novembro e 20 de dezembro – data da prorrogação.  

“Certamente foi um marco para o RPPS, que já vem trabalhando há alguns anos o aprimoramento e implantação da tecnologia em nossos pilares. Afinal, fizemos o recadastramento e a prova de vida de forma digital, por meio do aplicativo MEU RPPS e também do portal, em uma versão para desktop”, comemorou o subsecretário da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e diretor do FUMPRES, Daniel Ribeiro.  

Ainda conforme o RPPS, a Previdência de Salvador possui 9.549 inativos aptos e com obrigatoriedade para fazer o recadastramento e a prova de vida. Portanto, apesar da alta adesão, ainda faltam 13,2% de beneficiários para se recadastrar no sistema de informações do FUMPRES.  

Ao RPPS, a gerente de Previdência, Rosana Falcão, explicou que a consequência para a não realização dos procedimentos de atualização cadastral e comprovação de vida é a suspensão do benefício. Desta forma, aqueles que se enquadram nesse cenário não receberão benefício do mês de fevereiro até regularizarem a situação junto ao FUMPRES. 

“Os aposentados e pensionistas que ainda não realizaram Recadastramento/Prova de Vida, encontram-se em situação irregular junto ao FUMPRES, e poderão ter os seus benefícios suspensos a partir do mês de fevereiro/2024. Para fins de regularização do cadastro, os servidores aposentados e os pensionistas deverão comparecer ao Setor de Cadastro e Orientação – SECAD da Diretoria de Previdência, localizado na Avenida Joana Angélica, número 399 (térreo), edifício José Rocha, em Nazaré”, disse Rosana Falcão.  

Entretanto, destaca-se que os beneficiários só devem recorrer ao FUMPRES após publicação do edital no Diário Oficial do Município (DOM) com a relação de nomes de inativos irregulares. ““É importante que os nossos aposentados e pensionistas compreendam que só devem recorrer para regularizar sua situação após a publicação do edital de convocação com os respectivos nomes, que vamos divulgar no nosso site e no Instagram”, reiterou o diretor do FUMPRES”, reiterou o diretor do FUMPRES.

FONTE: ASCOM

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content