Logo Prefeitura de Salvador

FUMPRES 131 ANOS: histórias de quem viveu e vive a Previdência centenária

Publicado: 25 de abril de 2024

“Era tudo manual, ficha de inscrição, carteirinha médica, a gente colava fotos”. Assim foi o relato de dona Heliana Gomes dos Santos, que entrou na Prefeitura de Salvador há 46 anos, em 1978. 

Centenária, a Previdência de Salvador está aniversariando no mês de abril e, como ‘alguém’ que já viveu muito, possui boas histórias para contar para além dos muitos nomes que já teve; é o famoso ‘só quem viveu sabe’. E eles – colaboradores com mais de 10 anos de casa – já viveram muito, como a funcionária do Setor de Orientação, que relatou as grandes mudanças nos processos de trabalho de lá para cá.  

Para a colaboradora, o fator mais determinante para mudanças atualmente foi o avanço da tecnologia. Afinal, os documentos físicos passaram a ser digitais e todo o processo, consequentemente, evoluiu também. “Era tudo manual, ficha de inscrição, carteirinha médica, a gente colava fotos, aí o pessoal perdia as fotos, era tudo muito trabalhoso. Mas com a chegada da internet, tecnologia, as coisas estão mudando e melhorando também”. 

Contudo, não foi só isso, Heliana Gomes, também recordou de um fato não tão positivo, mas que marcou a sua história na Diretoria de Previdência (DPR): o incêndio que atingiu a previdência, que na época se chamava Instituto de Previdência do Salvador (IPS). “O incêndio em 1980 destruiu tudo, foi muito doloroso para a gente, mas conseguimos recuperar. Na época, atingiu o prédio do IPS, aí nós nos mudamos para cá (prédio na Av. Joana Angélica), para esse prédio atualmente”, disse.

Apesar disso, Dona Heliana, do Setor de Orientação, que chegou aqui aos 17 anos, foi otimista e conseguiu vislumbrar as grandes e boas mudanças no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Salvador. “Nós conseguimos recuperar com a tecnologia. Agora a gente só espera que melhore cada vez mais, que olhe para nós funcionários, que sejamos mais humanos conosco e os segurados”, concluiu.   

Além da colaboradora com 46 anos de DPR, o FUMPRES – fundo gerido pela Diretoria de Previdência – conta com Antônio Lacerda, conhecido carinhosamente como ‘Lacerda’, que trabalha no setor Financeiro. Na Previdência, o colaborador possui 15 anos de trabalho, e acredita na grande evolução da diretoria, mas ressaltou a importância da constante melhora para o nosso público – aposentados e pensionistas de Salvador.  

“É um crescimento total de lá para cá, nesses 15 anos que já tenho aqui. Só peço que a gente facilite ainda mais a vida de quem vai se aposentar e ou receber pensão”, relatou Lacerda.

A história – 

15 de abril de 1893, há exatos 131 anos, os servidores municipais de Salvador contaram com a criação do Montepio Municipal – instituição assistencial criada para atender especificamente aos servidores públicos municipais da cidade de Salvador, na Bahia, Brasil.  

Esse tipo de instituição, conhecida como Montepio, historicamente era uma espécie de cooperativa de crédito, seguro e previdência, que oferecia serviços financeiros aos seus membros. 

“De lá para cá, recebemos alguns outros nomes: Previs, IPS, Diretoria de Previdência ou Fumpres, que é o fundo que realiza os pagamentos de benefícios da Previdência de Salvador para os cerca de 10 mil aposentados e pensionistas atuais mas, ainda, para os mais de 22 mil servidores ativos que sonham em se aposentar com tranquilidade e estabilidade no futuro.”, contou o subsecretário da Secretaria Municipal da Fazenda e diretor do FUMPRES, Daniel Ribeiro.

No entanto, não foram só os nomes que mudaram, de acordo com ele. “Há pelo menos sete anos que o FUMPRES tem trabalhado diariamente para trazer qualidade e transparência nos serviços oferecidos aqui. Não à toa, saímos da pior previdência para a melhor previdência do Brasil, cuidando de fato de quem tanto já serviu a cidade de Salvador e se alinhando com a nossa gestão municipal”, ressaltou.  

Por isso, o diretor do RPPS de Salvador não poupa palavras para homenagear a Previdência da capital baiana e os seus 131 anos. “Aqui tem história, muita coisa para contar, a Previdência de Salvador fez e faz parte da vida de todos os servidores municipais. Mas, além disso, é uma previdência que se preocupa, se renova e busca oferecer excelência para quem mais nos importa aqui, os nossos aposentados e pensionistas”, completou.  

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content