Rentabilidade da carteira de investimento do FUMPRES supera média nacional

Publicado: 3 de fevereiro de 2023

No ano de 2022 os institutos tiveram rentabilidade média de 7,65%. No mesmo período o Fundo Municipal de Previdência do Servidor alcançou a marca de 10,88%, superando em 3,23% o resultado médio dos RPPS de todo o país. A análise foi feita através de média simples de todas as carteiras da amostra analisada.

Com base nos dados fornecidos pela Crédito e Mercado Consultoria e pela LEMA Consultoria foram analisadas as informações da carteira de investimentos de 588 Institutos de Previdência Própria de todo o Brasil durante os meses de Janeiro a Dezembro de 2022.

No ano de 2021 a maioria dos RPPS (95%) tiveram retorno de suas carteiras individuais entre 3,39% e -2,29%. E em 2022 um total de 51,02% dos institutos tiveram rentabilidade entre 5% e 9%. 2,72% dos institutos analisados estão com seus rendimentos negativos.

Outro ponto de destaque do RPPS de Salvador é referente a meta atuarial. O ano de 2022 foi o primeiro na história da previdência municipal em que a meta foi superada. Além de atingir a meta do ano, o FUMPRES conseguiu superar o número.

Estabelecida através do estudo atuarial, essa meta é o valor mínimo que o RPPS tem que rentabilizar com seu patrimônio para que não haja um aumento do déficit atuarial, quando existe déficit na análise de risco e expectativa.

A taxa da meta atuarial é fixada em percentual somado ao IPCA do ano e a taxa do FUMPRES em 2022 foi de 9,8%. Já o resultado obtido pelo Fundo ao final do ano passado foi 10,88% de rendimentos efetivos, o que resulta em 111% da meta estabelecida.

Para Rosevaldo Carvalho, Gestor da Unidade de Contabilidade e Recursos do RPPS, o resultado positivo obtido pelo Fundo é fruto de uma soma de fatores. “A nossa rentabilidade em 2022 foi realmente um grande resultado, que alcançamos seguindo a política de investimentos do RPPS, diversificando a carteira e estando sempre atentos as mudanças no mercado, para garantir que os recursos estivessem nas melhores aplicações, a exemplo dos fundos de investimentos, títulos públicos e Letras Financeiras.”, disse o gestor.

“2022 foi realmente um grande ano para a previdência de Salvador, e os resultados na área de investimentos, que resultaram na superação da meta atuarial, só reforçam que estamos no caminho certo. Tratamos com muita seriedade a gestão do FUMPRES e a nossa área de investimentos é composta por uma equipe muito preparada. Seguiremos empenhados em bater metas e alcançar os melhores retornos possíveis, com o objetivo maior de seguir entregando transparência, segurança e equilíbrio aos segurados do FUMPRES.”, concluiu Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência.

Com dados do site Investimentos RPPS