Outubro Rosa: Salvador intensifica ações de combate ao câncer de mama

Publicado: 4 de outubro de 2021

Campanha acontecerá em diversos pontos da cidade

Para intensificar o acesso das soteropolitanas a orientações, exames e consultas à respeito do câncer de mama e de colo de útero, a Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobiliza ações de visibilidade e combate à doença.

A mobilização tem o intuito de estimular a prevenção, já que o diagnóstico tardio segue liderando a causa principal para que o tratamento não seja suficiente para deter o câncer. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020-22, a expectativa de casos novos de câncer de mama para o período é de 1.180 em Salvador. “Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Sandra Renata, ginecologista e obstetra da SMS.

Programação

Haverá intensificação da oferta de exames de rastreio para os cânceres de mama e colo do útero de segunda à sexta-feira, nas unidades básicas de saúde (UBS’s), com oferta de Coleta de Papanicolau/preventivo de colo do útero, voltado para mulheres na faixa de 25 a 64 anos. Além de exame clínico da mama, para mulheres à partir dos 40 anos, bem como encaminhamentos para Mamografia das usuárias na faixa etária entre 50 e 69 anos.

A saúde da mulher entra em foco também nas ações disponibilizadas nas unidades de saúde para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com a oferta de teste rápido; encaminhamento para laqueadura e inserção de DIU; consulta ginecológica; avaliação nutricional; consultas odontológicas; distribuição de preservativos e gel lubrificante; coleta de exame citopatológico e outros.

O Dia D de mobilização ocorrerá no dia 23 de outubro, um sábado, para ampliar o acesso das mulheres aos serviços.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Sala Rosa voltada para a mulher, no Shopping Center Lapa, local de alta circulação, estará disponível dia 29 de outubro, das 09h às 17h, para as interessadas em realizar procedimentos clínicos e ouvir orientações e palestras.

As Unidades de Acolhimento gerenciadas pela SPMJ também serão contempladas ao longo do mês com exames de rastreio ofertados pela SMS. Saiba quais:
Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (CREAM); Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV); Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID).

Tecnologia

Para ter acesso as unidades que realizam os exames durante a mobilização basta acessar o card oficial da SMS e se conectar ao QR para ler toda a lista disponibilizada.

Mamografia na rede municipal

A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procurem um dos 154 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

Neste ano até o mês de setembro, a SMS disponibilizou mais de 64 mil vagas para o procedimento na própria rede e em clínicas conveniadas.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde | Prefeitura de Salvador