Novo sistema acelera processo de aposentadoria em Salvador para 87 dias

Publicado: 15 de junho de 2021

Foto: Priscila Melo/Bahia Notícias

O tempo que um servidor municipal de Salvador espera pela aposentadoria, a partir do momento que dá entrada ao processo até a publicação, caiu consideravelmente desde o início do ano. Com o lançamento da plataforma Sisprev Web, em 22 de janeiro, o tempo médio de tramitação passou de cerca de 24 meses para 87 dias, de acordo com a Secretaria Municipal da Gestão (Semge), que abarca a Previdência municipal.

Até o fim do ano passado todo o processo era feito de forma física, com a necessidade de apresentação de documentos e até comparecimento presencial. A plataforma Sisprev Web passou a permitir tanto a solicitação quanto o acompanhamento dos pedidos de pensão e de aposentadoria em tempo real por meio eletrônico. A plataforma permite que as solicitações sejam feitas pelo site Portal do Segurado (disponível aqui) ou pelo aplicativo “Meu RPPS”.

Desde janeiro, a Semge contabilizou 180 processos abertos por meio do Sisprev Web e 91 deles já foram concluídos.

A secretaria destaca que ainda há processos tramitando na forma física, aqueles mais antigos e que já estavam em processo quando a plataforma foi ativada. Mas consideram que já é possível notar “ganho de eficiência com os processos novos”.

“Estamos em processo de migração e adaptação com o sistema, realizando capacitações e reciclagens com toda equipe envolvida na tramitação dos processos. Além disso ainda temos processos físicos em estoque, o que acaba afetando a eficiência e maior celeridade dos processos eletrônicos. Nossa expectativa é de que após esse processo de migração os ganhos em eficiência sejam ainda maiores”, informou a Secretaria de Gestão através de nota ao BN.

Fonte: Portal Bahia Notícias