FUMPRES passa por auditoria para renovar certificação

Publicado: 27 de janeiro de 2023

Encerrou hoje a auditoria que garantiu a renovação do certificado Pró-Gestão Nível III para o RPPS municipal. A certificação federal foi obtida pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor em fevereiro do ano passado, e a auditoria realizada ontem e hoje faz parte do processo para renovação do certificado, que ocorre anualmente.

A auditoria de supervisão, como é chamada, funciona como forma de fiscalização dos entes, para garantir se as boas práticas de gestão que culminaram na obtenção do título seguem sendo adotadas, seguindo o padrão exigido pelo Ministério da Previdência, através do manual do programa de certificação.

Para Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência de Salvador, a certificação representa um importante marco para o RPPS, e a manutenção desse certificado só reforça para os segurados e sociedade a seriedade com que é tratada a previdência municipal na capital baiana. “O RPPS de Salvador vem sendo destaque nacional nos últimos anos, e para nós é sempre uma grande alegria receber esse reconhecimento. Cada conquista alcançada aumenta nossa motivação para seguir fazendo mais pelo FUMPRES. Fomos certificados no nível III ano passado e agora, com a conclusão da auditoria de supervisão, já temos a renovação do certificado, validando todo trabalho que vem sendo realizado. Daqui pra frente nosso foco é profissionalizar e aperfeiçoar ainda mais as práticas de gestão, para no próximo ano avançarmos no programa para o nível IV”, disse o gestor.

O pró-gestão – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017). De acordo com seu manual, o Pró-Gestão RPPS tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. O documento ressalta ainda que a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações que compõem os três pilares do Programa (Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária), contribuirá para a profissionalização na gestão dos RPPS, a qualificação de seus dirigentes e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalho e permitirão maior estabilidade na gestão e consolidação de avanços.

Modernização – O Programa Pró-Gestão recebeu o Selo Ouro no Moderniza Brasil, pelo eixo temático “Capacidade do Estado Moderno”. Essa temática contempla iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de capacidades (aprimoramento do capital humano, da governança pública e da infraestrutura do Estado, para atuar de modo ágil e eficiente) e aos Processos de Trabalho (que visa a redução de falhas, custos, o aumento da produtividade e eficiência, e a entrega de valor ao cidadão). O Selo da Modernização é um dos instrumentos da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME) e tem como objetivo reconhecer iniciativas de modernização e incentivar instituições a participarem da Agenda Nacional para Modernização do Estado.