FUMPRES participa da fundação de associação baiana de RPPS

Publicado: 16 de setembro de 2022

Aconteceu hoje, durante o encerramento do evento “Giro ABIPEM”, a fundação da Associação Baiana de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios – ABEPREM. A associação foi criada com o objetivo de ampliar, promover a interação e fortalecer a capacidade técnica e financeira dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Municípios Baianos e do Estado da Bahia.

O evento que sediou a fundação da ABEPREM aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, organizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência. João Figueiredo, presidente da ABIPEM, destacou que um dos motivos de trazer o evento para a capital baiana foi apoiar a criação da associação. “Há um tempo que venho compartilhando conhecimento e experiência com o diretor de previdência do FUMPRES, Daniel Ribeiro, e com outros RPPS, visando o fortalecimento dos entes para a criação da associação baiana, pois praticamente todos os estados do Nordeste com quantidade significativa de RPPS já possuem associação.”

A ata de fundação, aprovação do estatuto e eleição da diretoria executiva foi assinada durante o evento. Sete entes estão representados como fundadores da entidade, tendo seus colaboradores como membros da diretoria executiva e conselho fiscal.

Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência de Salvador, foi eleito como presidente e comemorou a fundação da ABEPREM. “Este dia é um marco importante para os RPPS da Bahia, pois essa iniciativa proporcionará não só a união dos municípios e estado, como a aproximação dos entes baianos com institutos e fundações nacionais. Iremos, juntos, em busca de capacitação e promoção de debates entre os RPPS visando superar os desafios da sustentabilidade previdenciária”, contou Ribeiro.

Para Figueiredo, a Bahia tem um grande potencial e a união dos RPPS por meio da associação recém criada fortalecerá ainda mais os municípios e estado. “A Bahia é um dos Estados mais organizados e a associação é uma estrutura que vem para agregar, facilitando a disseminação da cultura previdenciária. Essa junção de pessoas do bem, que tem interesse em comum tenho certeza que fará da Associação Baiana a melhor de todas”.

Os membros eleitos para a Diretoria Executiva foram:
Presidente – Daniel Ribeiro (RPPS de Salvador)
Vice Presidente – Pedro Jorge Villas Boas Alfredo Guimarães (RPPS de Camaçari)
2º Vice Presidente – Arnóbio Fiusa Sousa (RPPS de Jacobina)
Diretor Administrativo – Emanuel Silva Almeida (RPPS de Jequié)
Diretor Financeiro – Elionai Carvalho de Santana (RPPS de Feira de Santana)

O conselho fiscal ficou com a seguinte composição:
Membro titular – Doralice Rocha Passo (RPPS de Morro do Chapéu)
Membro titular – Luciano Aguiar da Silva (RPPS de Ibicoara)
Membro titular – Eleonor da Cruz Sales Nogueira (RPPS de São Francisco do Conde)
Membro suplente – Washington Luis Ferreira de Oliveira (RPPS de Coração de Maria)

Giro ABIPEM – o evento foi uma iniciativa da ABIPEM e aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador, nos dias 15 e 16 de setembro. OS dois dias de encontro contou com um total de 140 inscritos, representando 25 RPPS de todo o país.