FUMPRES dá início às atividades de capacitação anual

Publicado: 19 de janeiro de 2023

Aconteceu hoje uma capacitação em gestão previdenciária e atuarial, promovida pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor. O encontro foi dividido em duas turmas e aconteceu na Secretaria Municipal de Gestão. Pela manhã estiveram presentes conselheiros do conselho fiscal e deliberativo, além do comitê de investimentos, e membros da diretoria executiva do FUMPRES. Pela tarde, reuniram-se pra a capacitação alguns servidores municipais e equipe da Diretoria de Previdência.

Os encontros foram conduzidos por Mario Rattes, atuário que presta consultoria para o regime próprio de previdência de Salvador. Para Rattes, a iniciativa do FUMPRES de promover esse tipo de conteúdo é essencial, principalmente porque auxilia os segurados a avaliar o desempenho da gestão do órgão. “Falamos sobre gestão atuarial dos RPPS e previdência complementar. Dois temas muito importantes, principalmente para o segurado acompanhar a gestão do RPPS através dos instrumentos atuariais, como a avaliação atuarial, e acompanhar a saúde financeira tanto no curto quanto no longo prazo. Entendendo os conceitos que trabalhamos no evento você consegue entender algumas decisões que são tomadas na gestão para manter o equilíbrio financeiro e atuarial do regime. O evento nos permitiu levar informações tanto para os dirigentes quanto segurados sobre como é que está a previdência deles”, disse o consultor.

Agnaldo Podestá, servidor municipal, elogiou o evento e pontuou o aprendizado adquirido. “Participar dessa capacitação foi muito importante pois pudemos perceber quais são os vários desafios que os regimes próprios de previdência enfrentam, como o assunto previdência é algo complicado e como é importante que de fato o município conte com um corpo de pessoal verdadeiramente capacitado pra lidar com todas as adversidades”, comentou ele.

Para a equipe da diretoria de previdência, essas atualizações anuais auxiliam no trabalho desempenhado diariamente, pois dão uma visão mais ampla de aspectos atuariais que impactam no resultado do RPPS como um todo. “Gostei muito do curso, ele ampliou a minha visão sistêmica em relação a previdência e me fez entender também o porquê da escolha da segregação de massa, entre fundo financeiro e fundo previdenciário, que foi a melhor escolha para a previdência de salvador”, revelou Mirian Santos, que atua na gerência de previdência.

Plano de Capacitação Anual – esse evento faz parte do plano de Capacitação Anual do FUMPRES. De acordo com o Daniel Ribeiro, diretor geral de previdência, o órgão disponibiliza todo ano uma série de capacitações e treinamentos para a equipe da diretoria e para os servidores municipais. “Temos uma grande preocupação com educação previdenciária, por isso todo ano realizamos uma série de atividades tanto para o público interno quanto para os servidores em atividade. Esse é o segundo ano que abordamos a gestão atuarial no nosso plano e o tema é sempre bem recebido por todos, especialmente por se tratar de um ponto relevante para a garantia da segurança previdenciária”, sinalizou o gestor.