Contas do FUMPRES são aprovadas pelo COMPRES e Conselho Fiscal

Publicado: 2 de fevereiro de 2022

As contas do Fundo Municipal de Previdência (FUMPRES), do exercício de 2021, foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Municipal de Previdência – COMPRES. O Fundo também teve parecer favorável e aprovação do Conselho Fiscal.

O Relatório Anual de Prestação de Contas do Conselho Deliberativo, sobre os resultados do FUMPRES, foi apresentado ao Conselho Fiscal na primeira semana de janeiro e teve seu parecer favorável e aprovação registrados em ata de reunião realizada no dia 18 de janeiro.

O documento foi elaborado tomando como base o relatório de governança corporativa, plano de ação anual e o relatório trimestral de controle interno, além de informações requeridas pelo COMPRES. O Conselho Fiscal examinou ainda os balancetes, balanços do RPPS e aspectos gerais econômico-financeiros, sugerindo a continuidade de ações que proporcionem a redução da Dívida Ativa e o aumento do fundo de reserva financeira do FUMPRES.

Semestralmente o FUMPRES submete relatórios de governança para aprovação dos conselhos, e anualmente os órgãos colegiados realizam a aprovação de contas de todo o exercício.

Para Daniel Ribeiro, Diretor Geral de Previdência, a aprovação de contas pelos dois comitês, sem ressalvas, demonstra a seriedade com a qual vem sendo tratada a gestão previdenciária no município. “Desde 2017 temos as contas aprovadas por unanimidade, e ano a ano estamos buscando aplicar a melhores práticas de gestão no FUMPRES. Trouxemos inovação, aplicamos ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos e sobre tudo realizamos um trabalho contínuo de revisão e controle de processos e procedimentos. Mais uma aprovação sem ressalvas valida a seriedade com a qual estamos tratando diariamente a gestão previdenciária no município de Salvador, que vem se destacando cada vez mais no cenário nacional como referência”, pontuou Ribeiro.